sexta-feira, 26 de abril de 2013

Tema do dia: O Programa Bolsa Família


O que é?

O Programa Bolsa Família (PBF) foi criado para apoiar as famílias que vivem em situação de pobreza ou extrema pobreza, garantindo-lhes o direito à alimentação e o acesso à educação e à saúde.

Assim, o Bolsa Família vincula a transferência direta de renda à família beneficiária, além de garantir o acesso a serviços essenciais.

Quem pode receber?
As famílias que podem receber o benefício são aquelas em que a renda familiar per capita não ultrapassam o valor de R$ 140,00 e que tenham em sua composição gestantes, nutrizes, crianças ou adolescentes entre 0 e 17 anos.

Como se cadastrar?
No município de Paranavaí, os cadastros são realizados nos CRAS.
O nome do cadastro que deve ser feito para tentar o recebimento do Bolsa é o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal ou, simplesmente, CadÚnico.

Neste cadastro são registrados os dados dos documentos de todos os integrantes da casa, bem como é anotado a renda ($$) DECLARADA pela família, caso não haja anotação em carteira de trabalho.

Atenção: o cadastramento não implica em entrada imediata no Programa. Isso porque é através dos dados inscritos no CadÚnico que o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) vai selecionar, de forma automatizada, as famílias a serem incluídas no Bolsa Família.

Por isso que as famílias devem manter seus cadastros atualizados. Sempre que houver alguma alteração na composição familiar, mudança de renda ou de endereço, morte ou nascimento de membro da família é preciso procurar o pessoal do CRAS e atualizar o cadastro.

Lembre-se também que se não houver nenhuma alteração familiar, a atualização cadastral deve ser feita no período de 01 (um) ano.

Importante também relatar que o Bolsa Família não é um programa permanente, para toda vida, não é um emprego. É um programa social para dar as famílias uma oportunidade delas se organizarem por um período, dando chance de conseguir condições favoráveis.
Além disso, esse valor poderá ser de grande importância para outra família que necessita.




Escrito por Márcia Faraum dos Santos

Informações colhidas nos sites:

Nenhum comentário:

Postar um comentário